Regra 50-30-20: aprenda a organizar seu planejamento financeiro.

Escrita por Alberto Victor | 29 de de 2021 ver mais notícias +

O método do 50-30-20 é uma estratégia para colocar em dia seu orçamento pessoal sem gastar horas fazendo cálculos complicados. 


A regra é simples: metade da sua renda será destinada aos gastos fixos, um terço para gastos "supérfluos" e 20% para quitar todas as dívidas, poupar e investir.


Ao distribuir sua renda de maneira inteligente, é possível manter um orçamento financeiro organizado e fazer seu dinheiro trabalhar por você! Continue acompanhando e veja como o método 50-30-20 é fácil de aplicar. 

O que é o método 50-30-20?


Esse método é muito conhecido quando o assunto é organização financeira. Sua popularização começou com a senadora Elizabeth Warren, dos EUA, no livro “All Your Worth: The Ultimate Lifetime Money Plan — que pode ser traduzido como “Tudo o que você merece: o plano financeiro definitivo para a sua vida”.


Sua maior vantagem está na facilidade de aplicação, pois são usadas apenas 3 ações certeiras para distribuir o orçamento financeiro mensal. 

E se você não tem tempo ou sente dificuldade em trabalhar com planilhas e anotar todos os gastos, o 50-30-20 é uma solução ideal!

Entenda o método 50-30-20


A estratégia é realmente simples:


  1. 50% da renda mensal para gastos essenciais: metade do seu dinheiro será utilizado para os custos obrigatórios, como contas, seguro auto e/ou seguro de vida, plano de saúde, escola dos filhos, supermercado, etc; 
  2. 30% da renda para gastos supérfluos: um terço da renda mensal pode ser gastos com lazer, roupas, serviços de streaming, etc; 
  3. 20% para acabar com as dívidas ou fazer investimentos: quitar todas as dívidas é essencial para se livrar dos juros, após isso chegará o momento de investir para fazer seu dinheiro trabalhar por você! 



Viu como é fácil entender e aplicar essa estratégia financeira? 


A seguir vamos trabalhar com números para ilustrar e te convencer de uma vez por todas a começar a organizar sua vida financeira: 

50% para gastos essenciais


A primeira etapa do método consiste em destinar metade da sua renda apenas para os gastos essenciais, como despesas fixas e variáveis básicas:


  • Moradia (aluguel, parcelas e condomínio);
  • Contas básicas como: internet, telefone e/ou plano de celular, água, luz e gás; 
  • Saúde: plano de saúde e/ou odontológico;
  • Proteção financeira: seguro de vida, seguro de responsabilidade civil, seguro residencial  e automóvel e etc; 
  • Educação: mensalidades de escola, cursinhos, faculdades etc; 
  • Supermercado: alimentação, itens de higiene e limpeza, ração para animais etc; 
  • Transporte: transporte público, aplicativos de transporte e despesas com automóveis (para quem tem). 


A maior parte da sua renda deve ser destinada para as necessidades básicas — mas sem ultrapassar o limite de 50% para garantir um planejamento financeiro saudável. 


30% para custos “supérfluos”

Após os gastos essenciais, destine até ⅓ da sua renda para despesas consideradas "supérfluas"  (mas que são essenciais para você). 


Vale ressaltar que a definição de “supérfluo” varia de acordo com seu perfil e estilo de vida. Você pode ter custos que são considerados por outras pessoas como não essenciais, mas para você é uma necessidade. 


Confira alguns exemplos:


  • Lazer: serviços de streaming, passeios, refeições em restaurante e/ou deliverys, etc;
  • Cultura: livros, cursos e materiais; 
  • Esportes: academia, artes marciais, bike, etc;
  • Eletrônicos: celulares, acessórios de informática etc.


20% para dívidas e investimentos

Os últimos 20% da sua renda mensal devem ser destinados aos objetivos financeiros. 


O primeiro passo é garantir que antigas dívidas sejam quitadas para fugir dos juros abusivos, ou amortizar parcelas de empréstimos e financiamentos. 


Após colocar tudo em dia, você deve alocar a verba restante em investimentos para alcançar suas metas a médio e longo prazo. 


Lembrando que é possível investir em Previdência Privada para o futuro, e também para garantir um início tranquilo da vida adulta dos seus filhos. 


Ou quem sabe optar por um consórcio para realizar a tão sonhada viagem para Europa ou até mesmo comprar um automóvel!


Agora que você já sabe como organizar seu orçamento, basta colocar em prática e garantir um planejamento financeiro saudável!


E se você precisa de ajuda para investir, proteger e organizar a sua renda, entre em contato agora mesmo com nossos especialistas. Estamos à sua disposição, clique aqui!



Estamos prontos para lhe atender

Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato!