Previdência Privada: PGBL OU VGBL? Entenda as diferenças.

Escrita por Alberto Victor | 07 de de 2021 ver mais notícias +

Conheça as diferenças entre a Previdência Privada PGBL ou VGBL e entenda como investir hoje no seu futuro e aposentadoria. 


Após a Reforma da Previdência, muitos brasileiros ouviram falar pela primeira vez sobre os planos de aposentadoria privada. Afinal, o aumento do tempo de contribuição foi considerável e depender apenas do INSS não é o ideal para grande parte dos brasileiros.


E quando o assunto é a Previdência Privada, a dúvida mais comum é: qual a diferença entre PGBL e VGBL? 


No artigo de hoje vamos explicar de maneira rápida e objetiva como escolher entre as duas modalidades e qual é a mais indicada para o seu perfil de investidor. Continue acompanhando!

Como funciona a previdência privada? 

Para entender como funcionam os planos privados, basta fazer uma comparação com a aposentadoria tradicional do INSS. Na previdência social a contribuição é determinada de acordo com o seu salário, e o teto máximo do benefício (R$6.433,57).


Já na previdência privada, os valores de contribuição mensal e teto são definidos pelo contribuinte na hora da contratação. Ou seja, você escolhe qual será o montante final e estabelece a quantia e forma de investir (mensalmente, aporte único etc). 


Além disso, na previdência complementar é possível solicitar a portabilidade para trocar de instituição financeira, solicitar o resgate antecipado* e até mesmo a maneira de recebimento (pagamento único ou mensal). 


Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário estipular uma idade mínima para sacar. Como é o caso da previdência privada infantil, onde o contribuinte contrata um investimento de longo prazo para o seu filho e decide o melhor momento para sacar.



Mas, afinal, qual é a diferença entre os planos PGBL e VGBL?

Qual a diferença entre PGBL e VGBL?

Agora que você já sabe como funciona, vamos entender as diferenças entre o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL):


VGBL

No VGBL, a principal diferença está no imposto que incide apenas sobre os rendimentos do plano de previdência. Além disso, as contribuições não podem ser utilizadas para receber deduções na declaração de Imposto de Renda. 


Dessa maneira, esse é o plano mais indicado para investidores que fazem a declaração pelo modelo simplificado. 

PGBL

Já no PGBL o imposto incide diretamente sobre o montante final (mesmo que você opte pelo recebimento em forma de pagamentos mensais. No entanto, a modalidade garante a dedução no IR (dentro do limite de até 12% da sua renda bruta anual).


Por isso, o PGBL é indicado para investidores que fazem a declaração do Imposto de Renda no modelo completo. 


Como escolher?

Agora que você já sabe as diferenças entre PGBL e VGBL, chegou a hora de entender um pouco mais sobre as formas de tributação. Atualmente é possível escolher entre a tabela regressiva ou progressiva.


A regressiva é mais indicada para quem contrata a previdência com objetivo a longo prazo, uma vez que a menor alíquota é alcançada após 10 anos de investimentos (10%). 


Por outro lado, a tabela progressiva é para você que pretende solicitar resgates no curto prazo.

Conte com a ajuda da Mais Proteção Financeira


A melhor forma de garantir qual é o tipo de previdência privada mais adequada com a sua realidade e objetivos é contar com a ajuda de um especialista. 


Além dos conhecimentos técnicos necessários, é fundamental realizar um diagnóstico completo do seu patrimônio atual, traçar objetivos e colocar o planejamento financeiro em prática. 


A possibilidade de personalizar seus investimentos garante a forma de tributação correta, fornecendo uma estratégia completa para a sua aposentadoria. 


Começar a investir no seu futuro hoje é mais simples e principalmente mais fácil do que você imagina, clique aqui e garanta a aposentadoria dos seus sonhos.






Estamos prontos para lhe atender

Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato!