Organizar as finanças: comece 2022 com o pé direito!

Escrita por Alberto Victor | 21 de de 2021 ver mais notícias +

Se você quer começar o ano de 2022 com o pé direito é essencial organizar suas finanças e estabelecer as metas para os próximos meses. Afinal, a falta de planejamento pode gerar uma série de problemas, como dívidas, gastos desnecessários, entre outros. 


Dessa maneira, é essencial colocar em prática um controle financeiro eficaz da sua renda, evitando preocupações no final do mês e facilitando o investimento — fatores essenciais para fazer com que o seu dinheiro trabalhe com você. 


Pensando nisso, no artigo de hoje vamos te ensinar como organizar suas finanças e criar um planejamento financeiro eficiente! Continue acompanhando. ‘



Coloque seu orçamento na ponta do lápis


O primeiro passo para organizar as finanças é criar uma lista com todos os seus custos fixos (contas, aluguel, educação dos filhos etc). Dessa maneira, é possível identificar a média do seu custo de vida mensal. 


Com isso você saberá qual é o montante da sua renda que já está comprometido, facilitando a mensuração das despesas para garantir que tudo esteja dentro do planejado. 


Já o valor que sobrar é o que você tem disponível para os custos variáveis, investimentos e criar uma reserva financeira. 

Defina um valor mensal para reservar 


Além de monitorar seus gastos, é importante realizar uma projeção financeira. Para isso, você deve definir um valor mensal para reservar assim que receber seu salário. 


Esse valor pode ser utilizado para objetivos de médio e longo prazo!


Fique longe de dívidas


Ficar longe das dívidas é essencial, e aqui no nosso blog já publicamos um conteúdo completo sobre o método 50-30-20 que te ajuda a restringir os gastos!


Agora, se você já está com o nome sujo, essa deve ser a sua principal prioridade para garantir que  o seu planejamento financeiro irá surtir efeito. 



As contas em atraso acarretam em taxas e juros, diminuindo as chances de economia e reservas para investimentos. 


Uma boa dica para acabar com esse problema é buscar a renegociação ou parcelamento de dívidas maiores. 


Faça uma reserva para as despesas anuais 


Se preocupar apenas com os gastos mensais e deixar de considerar os custos anuais é um erro muito comum. Por isso, o mais recomendado é criar uma reserva para despesas anuais como: seguros, IPVA, IPTU etc. 


Calcule o custo total de todas as despesas anuais e comece uma a reservar uma pequena parcela da sua renda todo mês para elas. 


Adote a prevenção como pilar do seu planejamento


A prevenção é a melhor forma de garantir que o seu planejamento seja executado mesmo em caso de imprevistos (e acredite, eles vão acontecer quer você queira ou não). 


Comece criando um fundo para lidar com as emergências, lembrando que esse montante deve ser alocado em um investimento com alta liquidez para que você possa sacar com facilidade.


Em seguida, o mais indicado é contratar uma cobertura adicional do seguro de vida como a diária por Incapacidade Temporária e/ou Invalidez. 


A tranquilidade financeira é essencial para lidar com os problemas do dia a dia. 



Conte com a ajuda e o suporte da Mais Proteção Financeira


Se você quer começar o ano de 2022 com o pé direito e precisa de ajuda para organizar suas finanças e proteger o seu patrimônio, você está no lugar certo. 


Aqui na Mais Proteção Financeira somos especialistas em garantir a segurança do patrimônio dos nossos clientes  e agora temos uma novidade: uma consultoria fiscal e tributária personalizada para te ajudar a pagar menos impostos e organizar sua vida financeira!


Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de especialistas e conheça nossos serviços. 


Estamos prontos para lhe atender

Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato!