Previdência Privada Infantil: invista hoje no futuro do seu filho

Escrita por Alberto Victor | 22 de de 2021 ver mais notícias +

Se o seu objetivo é investir para garantir um futuro mais confortável para seus filhos, a Previdência Privada Infantil é uma ótima escolha.


Ela funciona como um plano tradicional — com uma única diferença: o responsável legal é quem faz os aportes para o benefício (filho) . Por isso, se você está em busca de um investimento a longo prazo, saiba que quanto antes começar a investir, melhor será o retorno para o seu filho(a)!


Mas, afinal, como contratar uma previdência privada infantil? 


Continue a leitura deste guia rápido e objetivo e solucione todas as suas dúvidas!

O que é previdência privada infantil? 

A previdência para crianças é um investimento a longo prazo feito por um adulto para benefício de uma criança. Ela pode ser contratada desde o nascimento, e no momento de contratação é definido o prazo total dos investimentos.


Além disso, vale ressaltar que o plano deve ser contratado pelo responsável legal do menor, que deve possuir um CPF válido para concluir o cadastro. 


Sendo assim, independente de ser infantil ou não, um plano de previdência é um investimento a longo prazo oferecido por instituições financeiras (privadas).


É possível realizar aplicações mensais ou de uma única vez, dependendo das necessidades e objetivos da contratação. 


Dessa maneira, a instituição financeira é responsável por aplicar o capital em fundos de investimentos, e a quantia rende (com acréscimo de juros) até o momento de resgate.


Por que investir em previdência privada infantil?

Os planos de previdência de uma maneira geral se destacam por um motivo: quanto mais tempo o dinheiro permanecer, maior será o investimento. 


Na previdência privada para filhos, você pode investir nos primeiros anos de vida e sacar de acordo com o objetivo. Dessa maneira, é possível garantir a graduação dos sonhos, ou quem sabe um carro 0 km!


A seguir acompanhe todas as razões para adotar a previdência como um investimento de longo prazo para o seu filho:

Futuro financeiro seguro e confortável


Os brasileiros estão cada vez mais conscientes sobre a importância de um planejamento financeiro para o futuro. Sendo assim, se o seu objetivo é garantir um início da vida adulta com segurança e conforto para o seu pequeno, a previdência é uma das melhores alternativas. 


Dessa maneira, os rendimentos podem ser utilizados de diversas formas: como uma renda mensal, financiamento da faculdade ou até mesmo um imóvel próprio. 

Rentabilidade a longo prazo

Uma das maiores vantagens da previdência privada é a rentabilidade oferecida no longo prazo devido aos juros compostos. 


Além disso, é possível realizar as aplicações financeiras em fundos de renda fixa e variável, aumentando o retorno sobre o investimento. Por isso, a previdência é mais vantajosa do que investimentos comuns, como o CDB e o Tesouro Direto. 


Sendo assim, quanto maior os aportes mensais destinados aos fundos de qualidade, maior será o montante final. 

Facilidade e flexibilidade para gerenciar os investimentos 


Ao investir no futuro do seu filho com a previdência privada infantil, ele, no futuro, poderá escolher a melhor maneira para resgatar os rendimentos. 


Dessa maneira, é possível escolher entre pagamentos de uma renda mensal, ou retirar todo o montante de uma única vez. Sendo assim, o beneficiário pode escolher como acessar os investimentos de acordo com suas necessidades e objetivos. 


Como contratar uma previdência privada infantil? 

Agora que você já sabe como funciona e quais são as vantagens da previdência privada, entenda como é simples contratar um plano:


1. Escolha entre PGBL e VGBL

No momento da contratação da previdência privada, você deve escolher entre as duas modalidades disponíveis no Brasil: o Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) e o Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL).


Com a Mais Proteção Financeira você recebe um atendimento consultivo onde indicamos a melhor opção para o seu caso, explicando o benefício de cada opção. 


No PGBL, o valor dos aportes pode ser deduzido na declaração anual de Imposto de Renda em até 12% da sua renda bruta. Já no VGBL não é possível fazer a dedução no IR. Mas, o imposto incide apenas sobre os rendimentos. 


2. Conheça os modelos de tributação


Em seguida, basta escolher o modelo de tributação: regressivo ou progressivo. No regressivo, a cobrança de imposto reduz conforme o tempo de resgate seguindo uma tabela de alíquotas: 



  • Resgate em até 2 anos: 35%
  • De 2 a 4 anos: 30%
  • De 4 a 6 anos: 25%
  • De 6 a 8 anos: 20%
  • De 8 a 10 anos: 15%
  • Acima de 10 anos: 10%.



Por isso, a tabela regressiva é recomendada para quem pretende resgatar os aportes a partir de 10 anos, um período de tempo indicado para a previdência privada infantil. 


A segunda opção é a tabela progressiva, onde o IR varia de acordo com o valor final recebido, as alíquotas variam de 0 a 27,5%. Vale ressaltar que há incidência de IR na fonte com alíquota de 15% sobre o valor resgatado. 


3. Entenda as diferenças entre as instituições financeiras

No momento da contratação é feito todo o mapeamento da sua realidade financeira e objetivos de vida para encontrar o plano de previdência mais adequado para o seu perfil de investidor.


Contudo, aqui a nossa recomendação é perguntar sobre as instituições financeiras disponíveis para escolha para entender a diferença entre elas. Dessa maneira, é possível conferir as taxas de administração e principalmente de performance de rendimento. 


4. Conte com a ajuda da Mais Proteção


É muito importante que você conte com o apoio de um especialista para tomar a melhor decisão para o seu investimento de longo prazo. 


Sem esse suporte individual e personalizado, é provável que você não encontre a melhor previdência privada infantil de acordo com o seu perfil e realidade.


Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e receba um mapeamento completo para o seu investimento!



Estamos prontos para lhe atender

Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato!